domingo, 4 de setembro de 2016

Resenha - Órfão X - Gregg Hurwitz

É quase impossível parar de ler este livro uma vez que se iniciou.


 Evan SmoaK foi selecionado aos 12 anos ,no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa criado por uma agência do governo,ÓRFÃOS.
Ele e um grupo de órfãos são recrutados e treinados,porém eles nunca se encontraram,nenhum sabe a identidade do outro,tecnicamente  eles não existem. 

Evan é o Órfão X.

Cada órfão tem o seu tutor,o de Evan é Jack,com quem passa a mora,em um sobrado na zona rural e lá  com os vastos recursos ,Evan é treinado de todas as formas que se possa imaginar até sua idade adulta.Com os melhores especialistas, aprende todas as habilidades de artes marciais conhecidas no mundo, adquire experiência com uma vasta gama de armas,(que deixaria até Chuck Norris com inveja), bem como a capacidade de ler as pessoas e mistura-se a elas em qualquer lugar do mundo.Tudo isso contribui para um formidável conjunto, praticamente imbatível de habilidades.

Os órfãos também seguem os "mandamentos",que devem ser compridos e mantidos como lema de vida. Esses mandamentos são diferentes,pois são impostos por seus tutores individualmente ,e Jack mesmo treinando Evan para ser um assassino de terroristas implacável ,insiste sempre que Evan jamais perca sua humanidade ao logo de suas missões e de sua vida.

" - Respeite sempre a vida.Assim vai dar valor á própria vida.A parte mais difícil não é transformar você em um assassino.A parte mais dicícil é mantê-lo humano. " pág -104

Ao passar dos anos Evan questionar a legitimidade do programa,e após um incidente ele usa tudo que aprendeu para viver na clandestinidade,com muito luxo,diga-se de passagem. 






Deixando de ser o ÓRFÃO X,para ser O Homem de Lugar Nenhum.


"- Precisa da minha ajuda?"

Sua missão é ajudar a qualquer um que tenha chegado ao ponto de desespero. Tudo o que ele pede em troca é que eles passem seu nome a uma outra pessoa verdadeiramente necessitada de sua ajuda.Mas quando ele começa a ajudar uma vítima desesperada, ele percebe que alguém está atrás dele, alguém com habilidades e recursos como ele próprio.

O personagem de Evam é totalmente anti-social. No condomínio onde vive em sua cobertura de luxo em Los Angeles,sempre com uma aparência indiferente e distante,acaba se aproximando de sua vizinha Mia uma mãe solteira e viúva e de seu filho Peter de 8 anos ,essa proximidade reforçar que uma vida normal esta fora do seu  alcance.Essa aproximação da uma certa leveza em algumas partes do livro.

Gregg Hurwitz oferece um vislumbre com aparelhos de alta tecnologia e pesquisa completa em todas as áreas.O nível de complexidade explorado por Hurwitz é nada menos do que fascinante.

Confesso que algumas páginas me desanimaram,com tantas descrições minuciosas e exacerbadas,um tanto quanto desnecessárias,deixando o livro com um ritmo lento em alguns pontos. Fora isso o livro é sensacional .

Evan é um personagem eletrizante que escolhe diariamente fazer o bem a quem precisa e o mal a quem merece.

Nota que preciso comenta,em alguns momentos achei que estava vendo entre as páginas o ator Matt Damon em "Supremacia Bourne",com todas aquelas habilidades infinitas,um ex agente e tal. 





O livro tem uma conclusão ,mas ficam algumas perguntas e questões no ar, porém felizmente Gregg Hurwitz já confirmou a continuação do mundo intenso de Evan Smoak.






O segundo livro, do que pelo visto será uma série é "The Nowhere Man",com lançamento previsto para Janeiro de 2017. 











Outra novidade é que os direitos de ÓRFÃO X foram vendido para o cinema.A  Warner Bros  juntamente com Bradley Cooper  irá produzir a adaptação. Bradley também esta em negociação para estrelar como Evan Smoak no filme .






Concluindo assim ,super  recomendo este livro de leitura fácil e instigante .
Acrescentando que a cada livro que leio de Gregg Hurwitz 
só viro mais e mais fã da sua escrita